O rio Tejo, património natural de Alhos Vedros

O rio Tejo, património natural de Alhos Vedros.

Este Projecto é desenvolvido por alunos do 3º ciclo da Escola Básica 2,3 José Afonso Alhos Vedros.

Neste projecto, a saída de campo surge como uma imprescindível ferramenta ao dispor das professoras e um excelente meio de incrementar acções de Educação Ambiental, através das quais se pretende sensibilizar os alunos e ajudá-los a conhecer e compreender as temáticas abordadas, levando- os ao envolvimento, responsabilização e participação individual e colectiva na solução de problemas ambientais, fomentando o exercício de cidadania.


Actividades em sala de aula

O esboço do troço estudado

A realização de  um esboço do Troço do Rio Tejo, à escala e com uma tabela de símbolos.



Esboço do Troço do Rio Tejo
Características Físico-Químicas da água
Uma das actividades que desenvolvemos durante a monitorização foi a determinação das características físicas e químicas da água do troço.
Para efectuar estas análises, recolhemos água com uma garrafa de plástico de 1,5l.


 O primeiro ensaio realizado foi a medição da temperatura.



Para medir a temperatura colocámos a parte inferior do termómetro (nunca de mercúrio) no recipiente com água.





Determinação do pH (grau de acidez ou alcalinidade da água), nitratos, nitritos e dureza da água
Com as mãos bem secas pegámos numa fita de medição de pH, nitratos, nitritos e dureza (CaCO3). Colocámos a parte sensível da tira dentro de água do recipiente durante 5 segundos. Sacudimos o excesso de água e esperámos 30 segundos até a cor da fita estabilizar. Depois comparámos a cor da nossa fita com a escala da referência e damos-lhe o valor que mais se aproxima e Anotámos na ficha de campo.
 
Determinação da transparência da água.


Para determinarmos esta característica enchemos a garrafa de água de 1,5l, com o gargalo previamente cortado, e colocámos debaixo da garrafa o disco de Secchi, após 15 minutos observámos o disco, através da água, e avaliámos esta característica.


Estudo das catástrofes

Estudo do Património Cultural

Para este ponto fizemos recolha de informações, recorrendo a documentos escritos e pesquisas na Internet.

1. Património etnográfico imobiliário

Moinho da maré

2. Património etnográfico imaterial ( Festividades de carácter religioso)

N. Sr.ª dos Anjos-Alhos Vedros

  No trabalho desenvolvido em sala de aula, foram efectuados estudos que se situam nos domínios das áreas curriculares de Ciências Naturais, Geografia, Ciências Físico-Química e História, que se apresentaram como um factor de motivação para a aprendizagem dessas disciplinas, que surgem, neste contexto, intimamente relacionadas entre si.