O esboço do troço estudado
A realização de um esboço do Troço do Rio Tejo, à escala e com uma tabela de símbolos.
Características Físico-Químicas da água
Uma das actividades que desenvolvemos durante a monitorização foi a determinação das características físicas e químicas da água do troço.
Para efectuar estas análises, recolhemos água com uma garrafa de plástico de 1,5l.
Para efectuar estas análises, recolhemos água com uma garrafa de plástico de 1,5l.
O primeiro ensaio realizado foi a medição da temperatura.
Para medir a temperatura colocámos a parte inferior do termómetro (nunca de mercúrio) no recipiente com água.
Determinação do pH (grau de acidez ou alcalinidade da água), nitratos, nitritos e dureza da água
Para medir a temperatura colocámos a parte inferior do termómetro (nunca de mercúrio) no recipiente com água.
Determinação do pH (grau de acidez ou alcalinidade da água), nitratos, nitritos e dureza da água
Com as mãos bem secas pegámos numa fita de medição de pH, nitratos, nitritos e dureza (CaCO3). Colocámos a parte sensível da tira dentro de água do recipiente durante 5 segundos. Sacudimos o excesso de água e esperámos 30 segundos até a cor da fita estabilizar. Depois comparámos a cor da nossa fita com a escala da referência e damos-lhe o valor que mais se aproxima e Anotámos na ficha de campo.
Determinação da transparência da água.
Determinação da transparência da água.
Para determinarmos esta característica enchemos a garrafa de água de 1,5l, com o gargalo previamente cortado, e colocámos debaixo da garrafa o disco de Secchi, após 15 minutos observámos o disco, através da água, e avaliámos esta característica.
Estudo das catástrofes
Estudo do Património Cultural
Para este ponto fizemos recolha de informações, recorrendo a documentos escritos e pesquisas na Internet.
1. Património etnográfico imobiliário
Moinho da maré |
2. Património etnográfico imaterial ( Festividades de carácter religioso)
N. Sr.ª dos Anjos-Alhos Vedros |
No trabalho desenvolvido em sala de aula, foram efectuados estudos que se situam nos domínios das áreas curriculares de Ciências Naturais, Geografia, Ciências Físico-Química e História, que se apresentaram como um factor de motivação para a aprendizagem dessas disciplinas, que surgem, neste contexto, intimamente relacionadas entre si.